05 LIVROS SOBRE NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS – Indicação de Leitura

Facebooktwittergoogle_plusmail

Existe um grande repertório de literatura técnica sobre a arte de contar histórias, e, ao passo em que vamos nos enveredando por esse caminho, selecionamos alguns dos livros que foram contributivos para o pensamento dessa oficina. Segue a lista de 05 deles que achamos que seja legal ler:

753817
Livro
: Acordais
Autor: Regina Machado
Porque ler? Regina Machado foi uma das pioneiras em certos conceitos sobre o ofício do contador de histórias, e, neste livro, apresenta pressupostos que servem de base para muitos pensamentos desse universo. Por meio de um texto fluído e cheio de metáforas é possível perceber a relevância narrativa na sociedade (desde antes até o tempo presente). Muitos termos que tornaram-se comuns em meio aos grupos de contadores (memória afetiva, tempo interno, narração, etc) são expostos nesta obra. Por meio deste livro também dá para entender esse recente renascimento que a narração de história está passando nas últimas décadas, ou seja, quem tem o interesse de tornar a arte de contar histórias o seu próprio ofício, vale muito essa leitura.

Dom_da_Historia
Livro
: O Dom da História
Autor: Clarissa Pinkola
Porque ler? Esse livro, de leitura breve, é uma daquelas obras que, ainda que sejam rápidas, fornecem uma reflexão tão profunda que fica pululando nossa mente por algum tempo, sabe? Bom, a autora (que também escreveu “Mulheres que correm com lobos”) faz mais do que nos contar algo, Clarissa Pinkola Estés nos estimula a perceber as histórias como uma doação generosa, que tem generatividade e genealogia, e a oferecer o dom de nossas próprias histórias às pessoas que amamos: “As histórias que as pessoas contam entre si criam um tecido forte que pode aquecer as noites espirituais e emocionais mais frias. Portanto, as histórias que vêm à tona no grupo vão se tornando, ao longo do tempo, tanto extremamente pessoais quanto eternas, pois assumem vida própria quando são repetidas muitas vezes”.

11257064_993486737337588_5673462166654838828_o-e1433028647937
Livro
: Cada um conta de um jeito
Autor:Aline Maciel
Porque ler? Aline é uma grande amiga, mas não é por isso que o livro esta na lista, longe disso, pois o que ela apresenta no cerne do livro é uma das coisas que mais acreditamos. Bom, como o próprio título diz, a obra propõe a visão de que cada contador tem seu jeito próprio de narrar. E quando nos damos conta disso, é um processo libertador, pois não há um purismo quando se trata de narrar histórias. Essa linguagem artística é, tal como a própria vida, mutante e fora de padrões. A leitura vale muito para perceber que não precisamos viver com um peso nos ombros de “ter” que ser de uma forma ou de outra… seja o seu próprio eu.

Capa A arte de brincar
Livro
: Contar Histórias – A  arte de brincar com palavras
Autor: Fabiano Moraes
Porque ler? Puxa, nós adoramos esse pequeno livro, que funciona quase como um manual de procedimentos do contador de histórias. O autor traz no texto suas reflexões sobre essa linguagem artística e apresenta outros autores que contribuem com as visões propostas por ele. Desmistifica situações diversas, vale citar o modo como ele menciona a adaptação livre dos textos autorais, muita gente tem sérias preocupações com isso e Fabiano consegue expor essa liberdade que o contador pode ter. Outra coisa que vale citar é como ele expõe de modo muito claro, as habilidades e responsabilidades que cabe ao contador. Enfim, talvez cronologicamente esse livro deveria ser o primeiro a ser lido.

download
Livro
: Textos e Pretextos
Autor:Celso Sisto
Porque ler? É um manual para quem quer aprender a ser um contador. Moral da história da obra: contar histórias é a possibilidade, sim, de formar leitores, num verdadeiro ato de subsistência, não só do já inventado, mas do universo que as palavras transcriam para levitar. “De repente, os homens atravessaram o tempo, por túneis, pirâmides, caravanas, mares e espelhos. E trouxeram histórias nas linhas das mãos. De todas as partes, veio sempre alguém com uma história na boca, saindo pelos olhos, derramando-se pelo corpo, inventando cenários: um acampamento, uma varanda, um átrio de igreja, uma aldeia, uma vila, uma taba, uma casa de avó, uma sala de aula.” (CELSO SISTO).

Além desses é evidente que existem várias outras obras que nos ajudam a compreender a poética da narração de histórias, mas estes nos servem de caminho inicial, caso tenha outras dicas, ou dúvidas, entre em contato. Adoramos conversar sobre isso.
Abração

Augusto e Elaine fundaram a Cia Arte Negus e acreditam no riso como instrumento de transformação social.

Posts Relacionados

  • Leda Maria Ferraz

    Olá!
    Como faço para comprar o Livro: Cada um conta de um jeito, da Aline Maciel?
    Aguardo contato! Desde já, muito obrigada!

    Beijos e Leituras…

    Leda Maria

    • Arte Negus

      Olá Leda, tudo bem?

      Que legal que se interessou pelo livro da Aline, ela é uma amiga especial.

      Bom, a distribuição é independente, então as vezes é difícil encontrá-lo em livrarias, mas dá para adquirir direto com o grupo que ela fundou, a Cia Mafagafos, dá uma olhada no site deles.

      https://ciamafagafos.wordpress.com/

      Abração!

  • tania Felner Lopes

    Olá gostaria de comprar o Livro: Textos e Pretextos
    Autor:Celso Sisto como faço??? Grata. Tânia F Lopes