07 Filmes sobre palhaços que você precisa assistir

Facebooktwittergoogle_plusmail

53Olha, temos que confessar, adoramos listas, elas nos ajudam a organizar a mente para o que devemos fazer ou evitar em nosso dia a dia. Por isso é tão importante ter uma agenda, um caderno de rascunho ou coisas assim. Lembro que quando adolescente colocava num caderno de rascunho as “interessâncias” que queria fazer no decorrer da vida, como pular de para-quedas, aprender a fazer uma fogueira ou publicar um livro. (o para quedas e a fogueira eu nunca consegui realmente fazer… e o livro, bom, estamos quase lá… hehehe, veja aqui!).
De todo modo, outra coisa que fomos observando a medida em que dávamos oficinas, cursos e outras coisas sobre o universo da comédia, da palhaçaria ou da narraçaõ de histórias, é que compartilhar conhecimento é o que move o mundo. Se o ser humano fosse apenas egoísta, nós, enquanto espécie, estaríamos fadados ao fracasso. E que melhor lugar para se brincar de listas e compartilhar coisas bacanas que você viu do que a internet? Opa, diante disso estamos compartilhando abaixo 07 filmes que gostamos muito e que abordam o universo da palhaçaria. Você já viu algum deles? De qual gostou mais? Deixe seu comentário.

#01 – “Os Palhaços” – De Federico Fellini

Fellini dedicou boa parte de sua obra cinematográfica a filmes que tinham a presença da figura do palhaço. Ele era um inegável fã do universo circense. O filme “Os Palhaços” (I Clowns – 1970) é uma espécie de ‘docudrama’, misturando depoimentos e uma narrativa factual com mirabolantes cenas ensaiadas e preparadas exclusivamente para o filme. É muito legal assistir sem saber o que ali é realidade e o que é puramente ficção. Um destaque para a cena em que Charlie Rivel (famoso palhaço da época) tira sarro de si próprio, se tratando como uma caricatura de estrela mainstream. Sem contar que ver os grandes mestres em ação é um laboratório magnífico.

#02 – “O Circo” – De Charlie Chaplin 

Ok, Charlie Chaplin é necessidade básica quando falamos do universo da palhaçaria, certo? E esse filme (“O Circo” de 1928) é muito interessante pois se passa no universo circense, com alguns artistas que realmente faziam o que se propunham em cena, isto é, tinham aquelas habilidades circenses. O próprio Chaplin treinou funambulismo (corda bamba) para gravar uma cena a 12 metros de altura!!! Sem dublê!!! Vale dizer que, por esse filme Chaplin levou um Oscar honorário de melhor diretor, ator, produtor e roteirista.

#03 – “Chaplin” – Richard Attenborough 

Esse filme passava bastante na televisão nos anos 90 e o legal dele é que ele complementa toda a paixão que admiradores de Chaplin tem sobre o artista. É claro que, como toda biografia transposta para o cinema, há os pontos de discordância sobre algumas passagens da vida do cômico cineasta, mas é uma obra belíssima. Uma curiosidade sobre o filme é que a filha de Charles Chaplin (Geraldine Chaplin) interpreta sua própria avó, ou seja, a mãe de Chaplin. Outra coisa muito legal é ver o ator Robert Downey Jr. num personagem de carga dramática tão interessante, mostrando toda sua versatilidade cênica.

#04 – “Doutores da Alegria” – Mara Mourão

Esse belo documentário mostra a rotina de diferentes palhaços que fazem ou fizeram parte do grupo Doutores da Alegria. É legal ver palhaços de longa data fornecendo sua ótica a respeito desse ofício. No vídeo é possível vermos depoimentos de Ésio Magalhães, Flávia Reis, Marcio Ballas… e mais uma galera que atuou nessa empresa. É o tipo de vídeo que nos faz aprender e refletir sobre a arte do palhaço e suas potencialidades.

#05 – “O palhaço” – Selton Mello

Quando assistimos “O palhaço” pela primeira vez ficamos com uma gostosa impressão de que estávamos vendo um estilo de cinema que ainda não havíamos visto em diretores brasileiros, algo parecido com o estilo de Wes Anderson. O humor oscila entre o sutil e o escancarado, planos cinematográficos fixos dão uma estética dramática que chega a sufocar em alguns momentos e tranquilizar em outros. Essa polaridade garante ao filme transpor parte da essência do palhaço para a película, fornecendo aos espectadores a dicotomia em que vive quase todo humano que trilha o caminho da palhaçaria.

#06 – “La Estrada” – Federico Fellini

Olha o Fellini novamente em nossa lista! Talvez esse seja nosso filme preferido do Fellini, e vale muuuuito a pena assistir prestando atenção na fabulosa atriz que interpreta a Gelsomina (Giulietta Masina). Ela simplesmente é impressionante, tendo sido inclusive considerada “Chaplin de saias”… uma gênia! (não sei se o genero muda na palavra ‘gênio’, de todo modo acho que entenderam o que quis dizer, hehehe!) Outra característica legal do filme é mostrar o relacionamento tumultuado entre circenses, coisas que, as vezes, encontramos na vida real… nos dá um panorama de que atrás da cortina nem tudo é sempre mágico, em alguns momentos nosso psicológico é testado ao extremo.

#07 – “Riso Sobre Rodas” – Glaucia Grígolo e Renato Turnes

Esse filme é um que guardamos com carinho em nosso coração, pois conhecemos pessoalmente a galera do Teatro Biriba… e ver essa obra nos remete ao momento em que os conhecemos (foi no Anjos do Picadeiro, quando ele ocorreu em Floripa). No filme vemos o percurso vivido pela galera do grupo ao alterar a praça de apresentação. Muito legal perceber o dia a dia da vida mambembe.

 

Augusto e Elaine fundaram a Cia Arte Negus e acreditam no riso como instrumento de transformação social.

Posts Relacionados

  • Pingback: 07 FILMES SOBRE CONTADORES DE HISTÓRIAS | Arte Negus – Arte . Cultura . Riso()

  • Giselle Santyago

    Que maravilha de lista!!!! Já guardei o link aqui pra quando me pedirem indicações de filmes!! 🙂

    • Arte Negus

      Que legal Giselle, essa lista nos é bastante útil quando queremos indicar coisas com esse espírito da palhaçaria.

      Mais pre frente queremos tentar encontrar mais vídeos gratuitos (no youtube, vimeo, etc)… para fazer uma nova lista.

      Abração!