27/09/2013

Oficinas

OFICINA “ATRÁS DO NARIZ”

Essa é uma vivência que apresenta técnicas existentes no universo da palhaçaria e os caminhos que elas proporcionam, além de dialogar sobre a história do palhaço, bem como sobre os locais em que ele pode atuar contemporaneamente. Dentre as técnicas apresentadas e exercitadas de modo prático estão o foco e triangulação, criação e suspensão de padrões cênicos, jogo de dupla, caricaturas e improviso.
Público Alvo: a partir de 16 anos. Palhaços, estudantes de palhaçaria ou artes cênicas, atores e interessados em trilhar o caminho da comicidade.
Possibilidade de carga horária: de 08 a 32 horas


OFICINA “HUMOR E HISTÓRIAS – como contar e educar com comicidade”

A oficina “Humor e Histórias” parte do princípio de que a comicidade possui uma força pulsante capaz de transmitir qualquer tipo de conhecimento e emoção de forma marcante, devido a isso acaba tornando-se um caminho extremamente produtivo para inserir no universo da narração de histórias e na educação (formal ou não formal). São trabalhados os estímulos de recursos corporais, vocais e compreensão sobre estrutura literária nos participantes da oficina, evidenciando a abordagem cômica sobre como encarar esses objetivos.
Público Alvo: a partir de 16 anos. Contadores de histórias, professores, atores e interessados na comicidade e narração de histórias.
Possibilidade de carga horária: de 08 a 32 horas


OFICINA “DRAMATURGIA DO IMPROVISO”

A oficina “Dramaturgia do Improviso” aborda uma investigação na construção da cena a partir do improviso de fala e de corpo. Se preocupando em entender a estrutura básica de roteiro, para que, ainda que não haja a existência de um texto, ocorra uma cena a partir da performance do ator. Nela são trabalhados exercícios para se desmecanizar o pensamento, na intenção de agilizar a criação de ação em cena. Bem como propostas de entendimento prático sobre ações em conjunto que possibilitem o entendimento prévio do andamento do improviso, tais como a ideia de “pista e recompensa”, cadências para fala, desenhos corporais, mímese corpórea na construção de sentido. Tudo isso com apresentação teórica e exercícios práticos.
Público Alvo: a partir de 16 anos. Atores, Palhaços, estudantes de palhaçaria ou artes cênicas e interessados em improviso.
Possibilidade de carga horária: de 08 a 24 horas


OFICINA “H.Q. MANUAL DE INSTRUÇÃO”

Entender o funcionamento próprio das Histórias em Quadrinhos, observando-as como linguagem artística específica compreendendo seus fundamentos. São esses os pensamentos que norteiam a oficina “História em Quadrinhos: Manual de Instrução”, onde a idéia é oferecer ao público infanto-juvenil uma vivência na linguagem artística das Histórias em Quadrinhos, através de jogos, performances e atividades práticas. A proposta é oferecer um tempo do encontro para que seja apresentada a história das Histórias em Quadrinhos, bem como explanações sobre seus elementos próprios enquanto linguagem artística (os balões, requadros, caixas de narração, página, roteiro, etc.), e é nesse tempo do encontro que os “oficineiros” lançarão mão de técnicas performáticas para atrair a atenção dos participantes da oficina.
Público Alvo: Crianças e adolescentes a partir de 08 anos.
Possibilidade de carga horária: de 01 a 02 horas


OFICINA “SIGNOS E SOLUÇÕES PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS”

A linguagem das Histórias em Quadrinhos pode abarcar diferentes gêneros, misturando elementos da literatura com elementos da ilustração quase de maneira sobreposta. Este curso é direcionado para artistas e demais que queiram criar material nessa linguagem. Ou seja, capacitar profissionais e/ou iniciantes a criarem suas próprias Hq’s. A oficina ocorrerá, do ponto de vista metodológico, em módulos que desvendarão as etapas de criação de uma história em quadrinhos. E para cada etapa haverá exercícios práticos, com o intuito de que, para avançar ao próximo módulo, a outra etapa deca ser exercitada, intencionando que, ao final do curso, o participante tenha uma pequena história pronta.
Público Alvo: 14 anos. Estudantes de artes, quadrinistas, artistas, cineastas, roteiristas, educadores e demais interessados em criar Histórias em Quadrinhos.
Possibilidade de carga horária: de 16 a 40 horas


OFICINA “ROTEIRO, ESTRUTURA E PERSONAGENS”

Essa é uma oficina para que deseja escrever roteiros. Sejam eles roteiros para histórias em quadrinhos, roteiros dramatúrgicos, cinema, etc. A proposta visa entender a estrutura clássica aristotélica de roteiro, que influenciou o modo como se pensar arquétipos de histórias até os dias de hoje. São discutidos os atos de um roteiro, bem como os pontos de virada, arquétipos e funções de personagens. A oficina prevê uma parte prática, onde cada participante montará seu próprio roteiro.
Público Alvo: 14 anos. Interessados em escrita de roteiro, alunos de cinema, quadrinistas, dramaturgos.
Possibilidade de carga horária: de 16 a 40 horas


OFICINA “ILUSTRACINHOS E ILUSTRAÇÕES”

Ilustrar é o resultado que a imaginação fornece a leitura de um texto. Nesta oficina são trabalhadas maneiras de deixar a imaginação transformar textos em imagens, propondo exercícios de estímulo à criatividade, técnicas de uso de formas e cores. Consiste numa introdução ao universo da ilustração realizando exercícios práticos que interpretam textos literários.
Público Alvo: crianças a partir dos 06 anos.
Possibilidade de carga horária: de 01 a 02 horas


OFICINA “PAPER TOY – BRINQUEDOS DE PAPEL”

O papel é suporte para a criatividade. Nele são escritas cartas, poemas, histórias. Nele são feitos desenhos, pinturas, ilustrações. Nele são possíveis inventar brinquedos, mais especificamente bonecas e bonecos de personagens diversos. Essa oficina recreativa possibilita com que os participantes montem seus próprios brinquedos de papel.
Público Alvo: crianças a partir dos 06 anos.
Possibilidade de carga horária: de 01 a 02 horas