13/09/2017

Outras ações

DEIXE-ME DESENHAR SUA HISTÓRIA (INTERVENÇÃO ARTÍSTICA)
Dois artistas, duas cadeiras e um cavalete. Então um dos artistas lhe aborda, querendo conversar, bater um papo, querendo escutar algo que você queira contar. Você aceita? Caso aceite, relaxe e conte uma história qualquer, um fato vivido, um sonho imaginado, um medo adormecido. Enquanto você conta o segundo artista pegará lápis e pincéis e lhe fará um presente, uma interpretação de sua história, um painel ilustrado daquilo que foi contado.


HISTÓRIAS DE IMPROVISO (INTERVENÇÃO ARTÍSTICA)

Reaver a oralidade como força motriz da construção de narrativas, esse é o objetivo dessa intervenção em que os artistas se aproximam de grupos de pessoas e propõem desenvolver uma história em conjunto. No fim das contas, através de estímulos diversos (questões lançadas, brincadeiras propostas, jogos de cena), artistas e espectadores criam uma história.


CLUBE DE LEITURA

Coordenamos clubes de leitura para crianças, adolescentes e adultos. Partindo da ideia de que o livro possibilita que ampliemos a compreensão sociocultural de quem o lê. Assim, a partir da leitura de uma obra, tentamos identificar o horizonte de expectativa de cada leitor, para então, através de propostas de discussão, tentar ampliar esse horizonte. Esses clubes de leitura ocorrem de modo sazonal, de acordo com o interesse de instituições culturais diversas que nos convidam a realizar essa atividade em seus espaços.


SESSÕES DE MEDIAÇÃO DE LEITURA

São encontros em que realizamos uma ponte entre leitores em potencial (nosso público alvo são as crianças) e os livros de um determinado acervo. Fazemos bastante mediação em bibliotecas, algumas vezes organizando a mediação por eixos temáticos, tais como histórias de assombração, contos de fadas, histórias folclóricas, etc. Então, somada à mediação há o trabalho de identificação de obras de um acervo por temas.